top of page

Aproveitamento de Créditos de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares

A resolução aprovada em maio de 2019 é a que está, atualmente, em vigor para o aproveitamento de créditos de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC's). Para facilitar, foi feito um documento cujo objetivo é deixar a resolução mais amigável. Além disso, foi realizada também uma tabela no Google Sheets para que alunos possam planejar seu aproveitamento de créditos. Antes, entretanto, é necessário destacar alguns pontos importantes:


As atividades acadêmicas curriculares complementares (AACC’s) são divididas em quatro categorias: atividades do tipo programa, projeto, evento ou estágio. Dessa forma, todas as modalidades de AACC’s estão listadas abaixo.

  • Atividades do tipo Projeto: Iniciação Científica; Projeto Acadêmico de Ensino; Projeto de Extensão; Publicação.

  • Atividades do tipo Programa: Monitoria de Graduação; Tutoria Acadêmica; Participação em Equipes de Competição Estudantil; Participação em Empresas Juniores; Representação Estudantil em Órgão Colegiado da UFMG; Voluntariado.

  • Atividades do tipo Evento: Participação em Eventos Técnico-Científicos, Acadêmicos e de Empreendedorismo e Inovação; Organização de Eventos Técnico-Científicos, Acadêmicos e de Empreendedorismo e Inovação; Cursos Presenciais e à Distância.

  • Atividades do tipo Estágio: Vivência Profissional Complementar na área de abrangência da Engenharia Química; Programa de Experiência Técnica Complementar.

Para que créditos sejam, de fato, aproveitados é necessário preencher este formulário.


A tabela abaixo ilustra quantos créditos podem ser aproveitados a cada intervalo de tempo (semestres ou anos) ou modo como a atividade é mensurada, assim como o número máximo de créditos.

AACC's da UFMG
Tabela de Aproveitamento de Créditos de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares da UFMG

Esta outra tabela apresenta as modalidades de AACC's pelas principais atividades da Engenharia Química.



Foi elaborada uma planilha com o intuito de ajudar alunos a planejarem e saberem com quantos créditos estão ao longo de sua graduação. Nessa planilha, há também uma aba com tabelas que informam a quantidade de créditos que cada modalidade de AACC gera, dependendo da quantidade de horas, semestres, anos, entre outros. Para utilizá-la, basta entrar no link, copiar a planilha para o seu drive, e seguir as instruções dentro dela.


228 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NSG e RSG

bottom of page