top of page

VOLTA ÀS AULAS: O que você precisa saber?

Fique atento! Os retornos das aulas já estão sendo marcados, e o GEQLMS veio te ajudar a organizar as novas informações sobre matriculas e aulas remotas.


- Quando começarão as aulas?

As aulas do Departamento de Engenharia Química terão início no dia 10 de agosto. Mas outros departamentos podem adotar outra data de início, a partir do dia 03 de agosto.


- Como vai funcionar o acerto de matrícula?

Devem enviar o formulário para acerto apenas os alunos que desejam: cancelar o pedido de trancamento total ou parcial para o semestre de 2020/1 ou aqueles que desejam incluir ou excluir disciplinas em que matricularam no início do ano.

Os alunos que não desejam fazer nenhuma dessas ações não precisam enviar o formulário, e portanto, já estão matriculados.

O recebimento do formulário será feito somente através do Moodle e tem como prazo dos dias 28/07 até 06/08!

"Colegiados/Turmas Adicionais"

"Colegiado de Engenharia Química"

"Entrega dos Formulários de Acerto de Matrícula"


- Quais disciplinas serão ofertadas?

O mapa de ofertas encontra-se neste link e foi enviado por e-mail pelo colegiado. 


-Posso optar por disciplinas da pós-graduação?

Os alunos que desejarem matricular em disciplinas da pós-graduação não devem incluí-las no formulário, mas sim devem enviar um e-mail para a secretaria de pós-graduação:


- Haverá ampliação do número de vagas nas disciplinas?

O número de vagas das disciplinas não será ampliado.


- Posso me matricular em disciplinas que os horários coincidem?

Não, pois os horários das disciplinas serão mantidos de acordo com a matrícula do início do ano, e haverá a possibilidade de acontecerem aulas síncronas (que ocorrem no horário estipulado para a disciplina).


- Quais os limites máximo e mínimo de créditos para o semestre?

Não haverá carga horária mínima, mas haverá carga horária máxima de 32 créditos. Além disso, devem ser priorizadas as disciplinas de períodos mais baixos.


- Haverá possibilidade de quebra de pré-requisitos?

Os pré-requisitos serão mantidos, não serão quebrados e será analisado caso a caso, a não ser que o pré-requisito não seja ofertado.


- Quais as plataformas para a realização das aulas?

O Microsoft Teams será a principal plataforma para a realização das aulas. O cadastro no Office 365 e login devem ser feitos com o e-mail @ufmg.br.

Fiquem atentos ao e-mail, às turmas no Teams e no Moodle, pois são os principais meios que os professores irão contactar os alunos. Para cadastrar sua conta você pode acessar um tutorial para utilização do Teams, produzido pelo Grêmio Mínero-Metalúrgico.


- Quero realizar trancamento, existe uma data limite?

O trancamento total ou parcial poderá ser realizado até o final do semestre, com ou sem justificativa. A justificativa "por motivo de impossibilidade de acompanhamento das atividades remotas durante período de pandemia da doença COVID-19" será aceita sem a necessidade de outros documentos comprobatórios. Os trancamentos parcial e total são realizados através do portal SIGA.


- Como ficarão as regras para aproveitamento de atividades complementares?

O colegiado aceitará apenas os requerimentos de alunos ingressantes (2020/1), alunos concluintes (que têm igual ou mais de 80% da carga horária integralizada) ou alunos que retornaram de intercâmbio. As solicitações deverão ser encaminhadas para o e-mail do colegiado (graduacao@deq.ufmg.br), juntamente com o requerimento referente ao pedido e documentação comprobatória. A UFMG suspendeu a data limite para algumas atividades administrativas no período de pandemia.


- Tem alguma disciplina que não será ofertada?

Apenas a disciplina optativa EQM048 - AutoCAD 3D Aplicado à Desenho de Projeto de Processo foi cancelada em 2020/1.


Arquivo em PDF desse post.

Volta_Às_Aulas_PDF
.pdf
Download PDF • 6.03MB


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NSG e RSG

bottom of page