top of page

Como os docentes são avaliados?

A avaliação dos docentes consiste no processo, realizado pelos alunos, de ponderar notas aos cursos que eles participaram durante o semestre que está concluindo. Ou seja, através de classificadores de um extremo negativo ao extremo positivo, a qualidade das aulas ministradas pelos professores são metrificadas. Essa avaliação é de extrema importância para garantir que a UFMG tenha noção da qualidade das aulas, principalmente, nesse contexto de ensino remoto emergencial.



Após o término do semestre, os alunos da graduação devem avaliar seus professores até a data do término da matrícula para o próximo semestre, definida no Calendário Acadêmico da Universidade. Esta avaliação tem o objetivo de mensurar e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento do desempenho didático do docente Assim, deve-se preencher o questionário, disponível no Portal MinhaUFMG (Sistemas → Aplicações Acadêmicas → Avaliação de Cursos e Disciplinas).

É importante lembrar que a avaliação é facultativa, entretanto, caso o aluno não queria avaliar, ele deve marcar uma opção no questionário referente a isso. Além disso, a resposta desse documento é um pré-requisito para a matrícula no próximo semestre letivo de 2020/2. Dessa forma, após encontrar o questionário, será preciso responder algumas perguntas.


IMPORTANTE:

  • Os questionários só podem ser considerados para fins de promoção/progressão se houver um percentual igual ou superior a 50% dos estudantes matriculados em uma ou mais atividades acadêmicas tenha respondido ao questionário. Devido a essa condição, é de extrema importância que haja adesão dos alunos neste processo acadêmico.


  • As observações realizadas pelo aluno são visualizadas somente pelo professor da disciplina, não ficando disponíveis para consulta por chefia de Departamento ou qualquer outro docente, e não constam no relatório anual docente (as notas dadas, entretanto, são visíveis no relatório). Neste caso, cabe ao professor refletir sobre as observações realizadas. Desta forma, sugere-se que alunos façam, nos comentários, críticas construtivas ao docente.


  • Os resultados, que serão exibidos aos docentes dentro do “quadro síntese de informações”, são sistematizados nos relatórios anuais dos docentes, sendo apresentadas as notas obtidas, em escala adequada. Desse modo, podem ser considerados na aprovação dos relatórios e na avaliação de processos de estágio probatórios, e são contabilizados para fins de promoção e progressão.


Fontes:

  1. https://drive.google.com/file/d/1PC2mnIygvhtHHSHwRYPjkHR0qmqCkeD3/view?usp=sharing;

  2. https://drive.google.com/file/d/16JFIsx9CNg6fLFnCNF6sFQ76_ZLZZ0et/view?usp=sharing;

  3. https://drive.google.com/file/d/1CKJxLEtFHQtYfL0uceBjl7Y-ic3m1agm/view?usp=sharing.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NSG e RSG

bottom of page